...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Algumas considerações sobre mediocridade




mediocridade
me.di.o.cri.da.de
sf (lat mediocritate) 1 Estado ou qualidade de medíocre. 2 Poucos haveres, mas suficientes; mediania. 3 Falta de mérito, vulgaridade. 4 Pessoa ou coisa medíocre.
(Fonte: Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)

Nosso mundo vive em constante mudança. Podemos dizer, por exemplo, que passamos do sincretismo para o pluralismo, da valorização da identidade para a desconstrução do eu substancial, do absolutismo para o relativismo, entre tantas outras.
Vivemos numa contínua metamorfose de idéias, opiniões, comportamentos, religião, conceitos e, infelizmente, valores e princípios.
Uma sociedade sem bases, sem raízes, onde a palavra convicção se tornou tão antiquada quanto a palavra absoluto.

A televisão não esta aberta a diálogos, não proporciona direito de resposta aos telespectadores. A maioria dos jornais e revistas são tendenciosos. As informações via Internet são mais rápidas do que nossa capacidade de absorção. Resultado: superficialidade, falta de raciocínio próprio, opinião fraca e sem fundamento. Tudo se resume em uma palavra - mediocridade.

A mediocridade é um câncer, na maioria das vezes maligno.
Pessoas medíocres se escondem por trás de uma falsa espiritualidade para justificar seus erros e limitações. Pessoas medíocres discutem por discutir, fazem criticas para destruir ao invés de construir. Pessoas medíocres não pensam por si, e por isso só sabem copiar e plagiar os que desenvolveram o raciocínio. Pessoas medíocres são narcisistas, consumistas e egoístas. Pessoas medíocres levam as divergências de idéias para o âmbito pessoal. Pessoas medíocres perdem tempo falando mal de outras pessoas. Pessoas medíocres se satisfazem com o “enlatado” oferecido pela mídia de manipulação e muitas vezes pela religião de manipulação. Pessoas medíocres se promovem às custas dos outros. Pessoas medíocres usam a Deus ao invés de deixa-Lo usa-las.

Não há mérito na mediocridade.
A mediocridade é beleza vazia, é barulho sem sentido, é terceirização do raciocínio e da opinião, é a hipocrisia espiritual, é dogma sem fundamento, é arte mal feita, é maldito ciclo vicioso de pensamentos rasos e ações vazias.

A vida é uma dádiva de Deus, mas com nossas ATITUDES podemos torná-la relevante ou medíocre.
A escolha é minha. A escolha é sua.

Nenhum comentário: