...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Breve reflexão sobre templos (os de concreto e os de carne) - parte II

Gn. 11:1-9
1
No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.
2
Saindo os homens do
Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.
3
Disseram uns aos outros: "Vamos fazer tijolos e queimá-los bem". Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.
4
Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra".
5
O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
6
E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.
7
Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros".
8
Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade.
9
Por isso foi chamada Babel porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.



Gostaria de traçar um paralelo entre o texto bíblico e a situação atual da igreja em geral. (Nota: não estou fazendo uma profunda interpretação do texto. Minha proposta é apenas fazer uma aplicação, respeitando a hermenêutica bíblica, objetivando uma reflexão sobre o assunto).

O que fez Babel ser Babel? Por que uma construção foi o marco de uma confusão que mudou o rumo da história da humanidade?

Não estou exagerando ao dizer que o rumo da história foi mudado, afinal de contas, a linguagem escrita e falada expressam a cosmovisão de um povo. Portanto Deus não mudou apenas a forma de expressão dos seres humanos, Ele diversificou a forma com que enxergavam a vida.

Por que Babel? O que esta história tem a nos ensinar?

Nenhum comentário: