...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

AQUELE OLHAR...


Lucas 22:54 – 62
54 Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância.
55 Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles.
56 Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: "Este homem estava com ele".
57 Mas ele negou: "Mulher, não o conheço".
58 Pouco depois, um homem o viu e disse: "Você também é um deles". "Homem, não sou!", respondeu Pedro.
59 Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: "Certamente este homem estava com ele, pois é galileu".
60 Pedro respondeu: "Homem, não sei do que você está falando!" Falava ele ainda, quando o galo cantou.
61 O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes".
62 Saindo dali, chorou amargamente.

Frustração, amargura, choro, desespero, dor, angustia, tristeza são palavras e sentimentos que não são bem vindos. Sempre ouço falar sobre a busca por felicidade, mas nunca ouvi falar de alguém que almejasse a tristeza ou a decepção.
Porém é inevitável, mais cedo ou mais tarde iremos nos deparar com situações que nos tragam esses sentimentos.

Vou fazer um paralelo entre Pedro e eu. Desta vez quero falar de mim mesmo.
Pedro era discípulo de Jesus e fora chamado por Ele para ser pescador de homens. Pedro viu praticamente todos os milagres realizados pelo Mestre, e mais, estava presente na transfiguração! Ele não era um mero simpatizante da causa.
Pedro havia sido discipulado pelo próprio Cristo durante três anos. Se você fosse contemporâneo desse discípulo, quais expectativas teria em relação a ele?

Graças a Deus, tive excelentes oportunidades na vida, pude estudar, me desenvolver, crescer, aprender e etc. Muita gente investiu tempo, dinheiro, orações, enfim, literalmente pagou o preço para possibilitar meu aprendizado.Sou imensamente grato a Deus pela vida dessas pessoas. Mas ninguém investe a toa, portanto expectativas foram depositadas sobre mim, eu sabia que seria cobrado. E como bom perfeccionista que sou, o primeiro a me esmagar de cobranças foi eu mesmo.

Fico imaginando a situação de Pedro. Era evidente que as pessoas sabiam quem ele era, tendo em vista que não só viu Jesus realizar milagres, curas e libertações, como também fez tudo isso. E agora estava com medo de ser reconhecido como discípulo de Cristo e acabar tendo o mesmo fim que Ele. Foi questionado três vezes sobre ser seguidor do Messias, e negou as três vezes. Pedro teve três oportunidades, e falhou nas três.
Por que depois de três anos de discipulado teórico e pratico com o próprio Jesus, ainda assim O negou?

Nunca neguei a Jesus verbalmente, até porque minha vida nunca esteve em risco por causa Dele. Mas quantas vezes minhas atitudes não O negaram!? Sem precisar fazer grandes esforços, me recordo de várias situações em que não assumi uma postura cristã. Superei de longe as três negativas de Pedro.
Quantas vezes pessoas me ouviram falar de Jesus, mas não O encontraram em mim. Minhas ações não foram condescendentes ao meu discurso. “Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”.
Por que eu falhei? Por que neguei a Jesus?

Um olhar. Jesus poderia ter gritado com Pedro, poderia ter falado algo, mas não. Um olhar foi tudo o que Pedro recebeu após suas negações, e penso eu, que era exatamente tudo que ele precisava naquele momento. Imagino que numa fração de segundos, Pedro teve um flashback de seus últimos três anos.
Aquele olhar quebrou o coração de Pedro de tal forma que o levou a chorar amargamente. E ele nunca mais foi o mesmo.

Em momentos de profunda dor, decepção comigo mesmo, frustração, tristeza, resultantes de erros meus, procuro ouvir a Deus, tento fazê-Lo falar.
É incrível o poder da dificuldade sobre minha vida espiritual. É o que chamo de ‘cristianismo cara de pau’: quando tudo vai bem, mantém-se um dialogo bem básico com o Senhor, mas quando as coisas vão mal, aí o volume de orações, jejuns e etc são triplicados. Um verdadeiro cara de pau.
Penso que em meio a confusão de pensamentos e sentimentos, a voz de Deus seria facilmente confundida e distorcida, por isso Ele muitas vezes “apenas” olha.
Tudo que eu quero é encontrar o olhar de Jesus e ser quebrado por esse olhar. Encontrar a cura e o perdão no olhar do Mestre.
Um olhar que corrige com ternura, que ama com firmeza.
“Me vejo em Teus olhos, e sou completamente transformado”!

Um comentário:

Anônimo disse...

poxa Josué, se eu te disser que acabei de vir de uma reunião da igreja em que tudo o q Deus falou conosco foi isso q vc escreveu, vc não acreditaria...
Eu tb estou nessa, queria muito honrar a Deus mais do q faço hoje, muito mesmo...
Olha, sou muito edificada por suas palavras! Que o Senhor continue te usando!!

abraço!! bruna