...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Tirando poeira de um velho Guarda-Roupa

Para ajudar meu irmãozinho neste blog, resolvi publicar aqui esta pequena idéia, largamente trabalhada por Lewis em toda sua “Crônicas de Nárnia”. Esta obra tem me acompanhado, desde a minha pré-adolescência – que já faz um tempinho que acabou.

Espero, Josué, deixar a minha contribuição fraterna para os teus leitores, que eles possam alargar as estacas da criatividade na fé, perseguindo a trilha deixada por você, aqui... Agora, venham comigo tirar um pouco de poeira de um velho Guarda-Roupa!

Em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, o feiticeiro, tio das crianças é desesperado em dominar o "novo mundo de Nárnia"! Lá naquele solo que transforma pedaços de ferro bruto em manufaturas prontas, seria uma excelente terra a ser explorada por ávidos empreendedores... A magia da Feiticeira Branca - aquela da mesma espécie estudada pelo tio das crianças - é de caráter secreto, meramente utilitário e o principal, constitui uma técnica de dominação do mundo.

Lewis descreve os bruxos/feiticeiros de uma forma brilhante: "São pessoas com incrível senso prático!" O tema da Magia e o seu oposto, a Feitiçaria é extremamente profícuo e interessante nas obras de Lewis, e tb nas do seu amigo Tolkien.

A população cristã protestante deveria a apresentar a Magia do Leão que Cria, Liberta e Satisfaz de verdade os seus seguidores - nestes termos se opõe totalmente ao caráter consumista, fútil, escravizante da feitiçaria aplicada ao Manjar Turco. O Leão não oferece manjares turcos... Mas, antes ele veio para que tenhamos vida, e Vida em abundância!!!!!

Quanto a você, meu irmãozinho, que a Magia Profunda permaneça em você – e você nela!

De teu irmão que te ama,
Marcel

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto me lembrou uma antiga música do Resgate q diz o seguinte: os manjares do rei (manjar turco), o contagio fatal/Na aparencia o bem, na essencia o mal.

Enquanto alguns escravizam em nome de Deus, nós devemos apresentar o Deus q nos liberta de toda escravidão.
Vlw mentor...Deus abençoe vc, maninho...amo vc!

Josué

Anônimo disse...

arrasou em Marcel!!!! agora entendi q esse dom e da família...hehe

abração pra vc!!!
bruna