...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Piadinhas


“Você merece ser feliz!”, “Largue as dores do passado e viva o presente.”, “Ser jovem é um estado de espírito”, e por aí vai...
Já ouviu isso? Ou já falou coisas assim?

Fico assustado com a quantidade de gente que realmente acredita nessa “sabedoria” enlatada disponível nos piores estabelecimentos existentes.

Não, você não merece ser feliz, simplesmente pelo fato de que felicidade não é uma medalha de honra ao mérito. Se assim fosse era só seguir a cartilha das 1001 técnicas para alcançar a felicidade e “plim”, se tornaria um ser humano feliz. Só que a vida é imprevisível, ou seja, você pode até merecer ser feliz por julgar-se uma boa pessoa, e no final das contas não ser. O universo não assinou um contrato de colaborar contigo de acordo com suas ações.
Definitivamente felicidade e mérito não estão intrinsecamente ligados.

“Largue as dores do passado e viva o presente.”
Ninguém que chegou no momento presente surgiu do nada. As pessoas trazem consigo histórias, vivência, lembranças. Ignorar isso é negar a própria existência. O que você é hoje reflete muito as escolhas do passado.
Sem contar que esse pensamento traz implícito a ideia de que tudo que passou é ruim e fez sofrer, porém tudo que virá é coberto da mais cristalina perfeição e satisfação. Um erro e uma ilusão.

“Ser jovem é um estado de espírito.”
Ser jovem é um estado de espírito? Essa é só mais uma das mentiras que o politicamente correto nos fez acreditar. Talvez esse seja o conforto daqueles que de fato não sabem lidar e aceitar a velhice. Precisam se sentir jovens, necessitam ouvir isso, mas no fundo sabem que estão caminhando lentamente (alguns nem tanto) rumo a morte.
Alias, abro aqui um parênteses: quem diz não temer a morte por convicções de fé, por coragem, por loucura, ou sei la o que, é um mentiroso de grandeza maior. A morte não é amiguinha do ser humano. Dentro da tradição cristã, é o último inimigo a ser batido. Fecha parênteses.
Penso que o mais coerente seria dizer que jovialidade é também um estado de espírito. Mas um velho, ou politicamente correto dizendo um idoso, será sempre um idoso, por mais descolado que seja.

Em suma, curta a vida! Agradeça a Deus pela dádiva do momento presente. E ainda quando tudo der errado e a vida estiver imersa na mais profunda angustia, haverá uma infinidade de motivos para ser grato.

Não, eu não sou otimista, apenas acredito na Esperança.

Se isso não lhe parecer plausível, tudo bem. Corra para a autoajuda! O legal da autoajuda é que possibilita boas risadas. O problema é que as vezes ouvimos algumas piadas e acreditamos nelas como verdade. Mas piadas serão sempre piadas...

Nenhum comentário: